Pular para o conteúdo principal

Reabertura gradual de museus públicos municipais

atualizado em 27/07/2021 | 16:37

MUSEUS PÚBLICOS MUNICIPAIS 


Os museus funcionam respeitando as medidas de prevenção ao Covid-19 previstas no protocolo sanitário para reabertura de Museus e Espaços Expositivos publicado pela Prefeitura. 


Cada museu tem uma lotação geral, assim como indicações de quantas pessoas podem permanecer ao mesmo tempo em cada ambiente. A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e o Museu Casa Kubitschek (MCK) têm visitação de quarta a domingo, das 11h às 18h. Já o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) receberão os visitantes de quarta a sábado, das 11h às 18h.


Entre em contato com o museu que deseja visitar para mais informações sobre quais espaços e serviços estão em funcionamento.


O agendamento pode ser feito pela internet:

  • A marcação pode ser feita a qualquer hora, tendo o limite máximo de 5 (cinco) ingressos por pessoa. 

 

Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design

Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha
Belo Horizonte/MG - CEP: 31365-450
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h
Contato para informações: (31) 3277-7443 | cb.fmc@pbh.gov.br

 

Exposição disponível para visitação

 

Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além

A exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além” apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo francês Marcel Gautherot, além de livros, revistas, vídeos e documentos acerca de sua obra. Pensada para trazer aos belo-horizontinos e visitantes da Pampulha uma produção artística de relevância internacional, que se relaciona com a cultura e a história do modernismo no país.

 

AGENDE SUA VISITA

 

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim
Belo Horizonte/MG - CEP: 30380-002
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h
Telefone para informações: (31) 3277-8573  | mhab.fmc@pbh.gov.br

 

Exposições disponíveis para visitação: 


Complexa Cidade

O Museu Histórico Abílio Barreto apresenta a nova exposição de longa duração, intitulada, Complexa Cidade. A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, tanto que, foi montada no Casarão, ele mesmo um acervo importante a ser incorporado à narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade.  

 

Visite também virtualmente

 

Gráfico Grafia

Destacando o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea, a exposição apresenta uma seleção de obras gráficas do museu, ao lado de importantes itens do Museu Histórico Abílio Barreto e de produções de artistas convidados. Em seu conjunto, a exposição irradia grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte. 


AGENDE SUA VISITA

 

 

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH

Av. Álvares Cabral, 560 - Lourdes
Belo Horizonte/MG - CEP: 30170-002
Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h
Contato para informações: (31) 3277-4131 | mis.fmc@pbh.gov.br

 

Exposição disponível para visitação: 

 

TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”

O Museu da Imagem e do Som (MIS BH) apresenta a exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. Uma mostra sobre a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado, reunindo fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais, em que são retratados o contexto histórico, artístico e de comunicação da TV. De forma interativa, a exposição traz em cada ambiente do casarão do MIS BH uma linha de produção da TV. 

 

Em termos tecnológicos, foi considerada à época uma das emissoras mais modernas da América Latina. Sua cobertura jornalística inovou na maneira de tratar diversos assuntos, da política à cultura, do esporte ao entretenimento, e ainda por criar formatos inovadores, a exemplo da revista eletrônica, realizada por meio do programa “A Noite na Guanabara”. Foi também responsável pelas primeiras transmissões ao vivo de jogos de futebol em Minas Gerais e por introduzir programação no horário da manhã, as demais transmissões no Brasil começavam a operar no período da tarde. 

 

O acervo do MIS BH tem centenas de fotografias que remontam à história da TV Itacolomi, com cenas de seus bastidores, estúdios, gravações de programas, artistas, técnicos, equipamentos e eventos da emissora. Além disso, o Museu possui 22 entrevistas com apresentadores, técnicos, diretores e atores da extinta TV, gravadas dentro do projeto de História Oral “40 anos da TV Itacolomi”, em 1995. Este projeto deixou como legado um amplo material de pesquisa sobre a TV, além da compilação de clippings, vinhetas e souvenirs com a marca da Itacolomi. Contribui para enriquecer este cenário a disponibilidade de equipamentos de produção televisiva contemporâneos ao período de atuação da TV Itacolomi em Belo Horizonte, pertencentes ao MIS BH, que enriquecem a exposição ajudando a contar como se dava o processo de realização audiovisual na TV durante aquele período.

 

Visite também virtualmente

 

AGENDE SUA VISITA

 

 

Museu da Moda - MUMO

R. da Bahia, 1149 - Centro
Belo Horizonte/MG - CEP: 30160-011
Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h
Telefone para informações: (31) 3277-9248 | mumo.fmc@pbh.gov.br

 

Exposições disponíveis para visitação: 

 

Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil

A mostra coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna, por meio de recortes da sua carreira. Transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade, cenografia e, entre outras atuações, pode ser considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ficou famoso pela criação da seção As Garotas, publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, entre 1938 e 1964, revolucionando a moda e o comportamento no país durante o período.

 

Visite também virtualmente

 

Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil

A mostra registra hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina do dia a dia. Estão expostas imagens impressas em tecidos gigantes, que contam a história da moda no Brasil até os anos 2000. As mais recentes são mostradas em vídeo, representando um novo tempo.

 

AGENDE SUA VISITA

 

Museu Casa Kubitschek - MCK

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes – Pampulha
CEP 31.365-450 / Belo Horizonte / MG
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h
Contato para informações: (31) 3277-1586  | ck.fmc@pbh.gov.br


Exposição disponível para visitação: 


Outras Habilidades 

A exposição "Outras Habitabilidades” apresenta a casa modernista que abriga o Museu Casa Kubitschek em diálogo com modos de morar, arquiteturas e expressões artísticas diversas. A mostra está estruturada em três camadas que se justapõem e possibilitam leituras ampliadas da habitabilidade moderna. Na primeira camada, encontram-se os móveis originais dos anos de 1950, que pertenceram a D. Juracy Guerra, antiga proprietária da casa. A segunda camada apresenta os contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha. E na terceira camada estão os hóspedes – obras contemporâneas, objetos de design e arte indígena, que articulam sentidos e criam múltiplas visadas.
 

AGENDE SUA VISITA