Pular para o conteúdo principal

Programação mensal de eventos de educação ambiental

atualizado em 16/03/2020 | 15:51

Março de 2020

DIA MUNDIAL DA VIDA SELVAGEM

Dia: 03/03 - terça-feira
Local: próximo à Casa de Répteis
Horários: 9h30 às 11h e 14h às 15h30
Bate-papo “vida ameaçada” no qual será destacado importância dos jardins zoológicos e jardins botânicos para a conservação das espécies. Uma oportunidade para se chamar atenção para o rico acervo aos cuidados da Zoobotânica. Haverá exposição de materiais biológicos diversos (ovos e penas de aves, mudas de pele de serpentes, chifres de cervídeos, espinhos de ouriço-cacheiro, além de alguns frutos e sementes de espécies da flora brasileira).

 

ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DO AQUÁRIO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

Exposição “Lendas do rio São Francisco”
Dias: 3 a 8 de março (terça a domingo)
Horário: 9h às 16h
Local: 2º piso do Aquário da bacia do rio São Francisco
Os visitantes poderão conhecer por meio de pinturas algumas lendas sobre o rio São Francisco”, tais como: o minhocão ou surubim-rei, as carrancas esculpidas em madeira que tem o poder de espantar mau olhado e afastar as temidas figuras lendárias como a Mãe d’água, o Nego d’água e o Minhocão.

Exposição “Amigo da Água”
Dias: 05 a 31/03
Horários: 9h às 11h e 14h às 15h
Local:1º piso do Aquário da bacia do rio São Francisco
Conheça as práticas que fazem de você um bom amigo da água! Saiba mais sobre o ciclo da água e como ela chega em nossas casas. O que acontece com ela depois que ela é usada? Venha descobrir participando do painel com várias dicas e curiosidades!

Exposição Projeto Manuelzão
Dias: 05/03 – quinta-feira
Horários: 9h às 11h e 14h às 15h
Local: Área externa do Aquário da bacia do rio São Francisco
A unidade móvel do Projeto Manuelzão apresenta o conteúdo acerca do tema água doce, peixes da bacia do Rio das Velhas como dourado, barrigudinho, piranha e animais invertebrados que auxiliam no biomonitoramento das águas. Além disso, os visitantes terão oportunidade de ver uma maquete do Rio das Velhas, demonstrações de disponibilidade da água e amostras de água de lugares preservados como cachoeiras e de lugares alterados como a Lagoa da Pampulha e o Ribeirão Arrudas.

Jogo “Corrida contra o desperdício”
Dia: 05/03 – quinta-feira
Horários: 9h às 11h e 14h às 15h
Local: 1º piso do Aquário da bacia do rio São Francisco
De gota em gota, os participantes percorrem o jogo onde não se deve desperdiçar água! A cada mau hábito saído nas cartas, o participante perde água do seu pote! Ganha o jogador que chegar ao final com a maior quantidade de água devido aos bons hábitos em relação ao consumo deste recurso!

Apresentação teatral “Os Sustentáveis”
Dia: 05/03 – quinta-feira
Horário: 10h e 14h30
Local: Área externa do Aquário da bacia do rio São Francisco
O grupo de teatro da COPASA foi criado em 2015 com o objetivo de promover a conscientização sobre o uso da água, com dicas e orientações de forma lúdica e divertida, a trupe apresenta ao público, um espetáculo musical com paródias.

Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte
Dia: 05/03 – quinta-feira
Horário: 15h45
Local: Área externa do Aquário da bacia do rio São Francisco
Formada há 10 anos, a banda é composta por 44 instrumentistas, que percorrem as nove regionais da cidade complementando as ações cidadãs da Guarda Municipal, desenvolvendo projetos como o Adote um Músico, que leva o ensino de música (teoria musical e técnicas de canto, flauta doce, violão e teclado) a adolescentes de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.



“UMA NOITE NO AQUÁRIO

Data: 05/03 
Horário das atividades: 18h às 21h.
Local: Aquário da bacia do rio São Francisco. Endereço: Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450 – Pampulha (portaria do Aquário).

Atividades: 

- "O outro lado do Aquário" 
esta atividade o visitante tem a oportunidade de conhecer os bastidores do Aquário, participando de um percurso que incluem os laboratórios e uma visão de todo o funcionamento dos tanques! Ali vão conhecer os cuidados e curiosidades das espécies de peixes da Bacia do São Francisco inclusive algumas ameaçadas de extinção!

- Brincando de Cientista da Natureza
Conhecendo os pequenos habitantes de riachos. Quem são? O que fazem? Por que é importante conservá-los? Venha conhecer um pouquinho desses peixinhos que vivem nos córregos! Exposição lúdico-interativa com curiosidades sobre os peixes de riachos. Parceria com o Laboratório de Ecologia de Peixes/UFMG.

- Exposição “Lendas do rio São Francisco”, Exposição “Amigo da Água” e Jogo “Corrida contra o desperdício”.

 

VISITAS AO BORBOLETÁRIO

Dias: terças e quintas-feiras (público livre)
Horários: 9h às 11h e 14h às 16h
Dias: sábado e domingos
Horários: 10h às 12h e 14h às 16h
O Borboletário é um espaço contemplativo no qual as borboletas vivem em harmonia com as plantas e as pessoas. Nele os visitantes vão poder admirar a beleza das cores e formas das borboletas, além de conhecer o processo reprodutivo desses delicados insetos.