Pular para o conteúdo principal

VENDA NOVA

Regional Venda Nova

 

“Uma Velha trezentona com ares de juventude”.  Assim, Venda Nova é definida no poema O que é Venda Nova, da professora Agripina Marta da Cunha. A região completa 305 anos e ainda guarda características de cidade do interior, como a comemoração de aniversário, no dia 13 de junho, dia também dedicado a Santo Antônio, que recebe uma trezena em sua homenagem, a cada início de junho, atraindo centenas de fiéis dos mais de 50 bairros e vilas que compõem a região.
 

Venda Nova é, ao mesmo tempo, uma região da cidade de Belo Horizonte e um distrito, na organização territorial do Estado de Minas Gerais. O distrito, atualmente pertencente à Belo Horizonte, foi contemporâneo do distrito de Curral D’el Rey, quando pertencia à Vila de Sabará, importante cidade do ciclo do ouro. Um dos primeiros documentos que atestam a idade de Venda Nova é uma carta enviada por moradores, no final do século XVIII, à Rainha de Portugal, D. Maria I, solicitando a construção de uma capela dedicada a Santo Antônio de Lisboa, cujo documento original está guardado na Torre do Tombo, em Portugal.
 

A Regional Venda Nova tem extensão territorial de 28,30 Km², de acordo com a Lei Municipal 4.158, de 16 de julho de 1985, alterada pela Lei 4.318, de 10 de janeiro de 1986. Recentemente, as regionais de Belo Horizonte tiveram seus limites geográficos atualizados pela Lei Municipal 10.231, de 2011. De acordo com o Censo IBGE 2010, a Regional Venda Nova tem uma população de 262.183 habitantes.

 

Perfil de Venda Nova

A região de Venda Nova é basicamente de comércio e prestadores de serviço e a média salarial é de, aproximadamente, 2 salários mínimos. Segundo dados da Secretaria de Regulação Urbana, a região de Venda Nova possui mais de 15 mil empresas instaladas.
 

A Rua Padre Pedro Pinto é o principal centro comercial da região e possui aproximadamente 6 Km de extensão, cortando a região até o município de Ribeirão das Neves. A Avenida Vilarinho, paralela com a rua Padre Pedro Pinto, é também um importante centro comercial.

 

Educação e Saúde

Venda Nova possui 32 escolas municipais, 14 Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e 10 Creches Conveniadas. A região conta com 16 Centros de Saúde, uma Farmácia Distrital, uma Central de Material Esterilizado, um Centro de Reabilitação, o Laboratório Distrital Norte, Venda Nova e Pampulha, um centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) e um Centro de Convivência para portadores de sofrimento mental.
 

Há ainda uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, com capacidade para atender 300 pacientes/dia, além do Hospital de Pronto Socorro Risoleta Neves, com capacidade para se tornar o maior HPS do estado.

 

SESC VENDA NOVA

O SESC - Serviço Social do Comércio possui em Venda Nova o maior Centro de Convenções e Lazer da América do Sul, que abriga um grande complexo esportivo, cinema, dois teatros, biblioteca, galeria de arte, restaurante, um centro de convenções que atrai turistas de várias cidades. O SESC VN está localizada à rua Maria Borboleta, s/nº, bairro Mantiqueira.