Pular para o conteúdo principal

OESTE

Regional Oeste

 

A Regional Oeste tem população de 308.549 habitantes, 101.260 domicílios, área de 35,93 km² e uma densidade demográfica de 8.587 habitantes por km². Situa-se na bacia do Ribeirão Arrudas, na qual se destacam os córregos Piteiras e Marinho, que foram canalizados e transformados nas avenidas Barão Homem de Melo e Silva Lobo, e o córrego do Cercadinho.
 

A região possui importantes referências urbanas, como o Parque de Exposições da Gameleira – Expominas, o Cefet, o Cemitério Parque da Colina e as Paróquias Cura D´Ars e São José do Calafate. Conta com bairros muito antigos, como Prado, um dos principais polos de moda atacadista da cidade, e Calafate, com casas que revelam arquitetura ainda do início da construção da capital mineira, mas também se apresenta como uma área de expansão urbana.

 

Bairros como Buritis e Estoril tornaram-se um prolongamento da região Centro-Sul, enquanto nas proximidades da avenida Amazonas bairros como Salgado Filho, Jardim América, Gutierrez, Grajaú e Alto Barroca, apresentam um processo de verticalização. 

 

A Regional Oeste tem ainda como característica uma disparidade social acentuada, com vilas e aglomerados com alto índice e vulnerabilidade social, como o Aglomerado Morro das Pedras e Cabana Pai Tomás, e bairros de classe média alta, a exemplo do Buritis.