Pular para o conteúdo principal

Nordeste

Regional Nordeste

 

A trajetória de Belo Horizonte não poderia ser contada sem se ressaltar o desenvolvimento da Região Nordeste. Cumpridora de papel destacado em todas as fases pelas quais passou a cidade, a Região Nordeste teve participação fundamental na industrialização do município, com as fábricas têxteis nos bairros Cachoeirinha e Renascença nos anos 30. Já na década de 70, a região recebeu a implantação planejada de alguns de seus principais bairros, como o Cidade Nova e o União. Nesse cenário de crescimento econômico e desenvolvimento social, é criada, em 1992, a Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste.

 
A região Nordeste possui significativas diferenças quanto ao tipo, a época e a forma de ocupação de seus bairros. As ruas Jacuí e Itapetinga, por exemplo, são de grande importância, pois ao longo destas vias é que se estabeleceu um corredor de atividades diversificadas como o comércio, a prestação de serviços e as atrações socioculturais, que depois estruturaram a ocupação das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado.

 

Estrutura Organizacional

 

+ Portal Regional Nordeste

Banner Serviços
Coordenador de Administração Regional Municipal Nordeste
Flávio Barcellos Guimarães
Coordenador de Administração Regional Municipal Nordeste

Graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Viçosa, tem ampla experiência em gestão e estruturação de instituições públicas e privadas. Foi Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Belo Horizonte, de 1993 a 1995.