Pular para o conteúdo principal

Governo

Secretaria Municipal de Governo

A Secretaria Municipal de Governo tem a função de coordenar as atividades de apoio às ações políticas da Prefeitura de Belo Horizonte. É responsável pelo planejamento e coordenação das políticas de mobilização social e das atividades relacionadas ao sistema de atendimento ao cidadão, além de assessorar o governo municipal nas questões técnico-legislativas.
 

Também está entre as atribuições da Secretaria gerenciar e executar as atividades de integração e valorização da Juventude, dar suporte técnico e administrativo ao Conselho Municipal da Juventude e coordenar a execução das atividades administrativas e financeiras da Secretaria, do Gabinete do Prefeito, do Gabinete do Vice-Prefeito, da Assessoria de Comunicação Social do Município e da Assessoria Policial Militar.
 

pdf-formato-de-arquivo-simbolo_318-45828.jpgBairros e Regionais de Belo Horizonte

 

Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada

A Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, criada em 2011, tem a missão de desenvolver, aperfeiçoar e integrar os espaços de diálogo visando o estreitamento da relação entre o poder público municipal e o cidadão e por isso é responsável pela coordenação de projetos como o Orçamento Participativo, o Planejamento Participativo Regionalizado e o Fórum Municipal de Associações de Bairro.

Por meio do Portal da Gestão Compartilhada, o cidadão pode conhecer a estrutura da secretaria, navegar em mapas interativos sobre os serviços oferecidos na cidade, pesquisar dados demográficos e socioeconômicos de Belo Horizonte, acompanhar as obras do Orçamento Participativo, saber mais sobre as esferas participativas da capital, inclusive acompanhando a agenda de cada uma delas, e votar em enquetes sobre assuntos relacionados a participação cidadã. Além disso, através do Fale Conosco, qualquer munícipe pode enviar perguntas, sugestões, críticas ou colocações sobre assuntos relacionados à cidade.

Secretaria Municipal Adjunta de Modernização

A Secretaria Municipal Adjunta de Modernização - SMAM tem como atribuições planejar, coordenar e implementar projetos e ações de organização e modernização administrativa e melhoria do atendimento ao cidadão. Sua atuação se dá de forma integrada com os demais órgãos da PBH, além de articular-se permanentemente com entidades e empresas públicas e privadas em busca de melhores práticas de modernização do serviço público e mais qualidade do atendimento ao cidadão.

Compete à SMAM propor e implementar:

 

Atendimento ao Cidadão

  • propor e implementar ações e projetos para melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão e a prestação de serviços públicos, considerando os canais presencial, telefônico e internet, sempre com foco na democratização do acesso às informações e aos serviços.

 

Modernização da Administração

  • propor e implementar ações e projetos voltados para a modernização da Administração, atuando nos processos de trabalho e atendendo ao caráter dinâmico das demandas internas da PBH.

 

Gestão da Informação

  • propor e implementar ações relacionadas à gestão da informação para subsidiar os gestores públicos com dados e informações que venham auxiliar o atendimento ao usuário e a tomada de decisões gerenciais, com intuito de aumentar continuamente a transparência nas ações do governo.