Pular para o conteúdo principal

Fundação Zoo-Botânica

Localizada no Complexo da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) integra a administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte desde 1991. Ao ser criada, herdou uma história de mais de 30 anos do Jardim Zoológico (inaugurado em 1959), e do Jardim Botânico, transferido naquele ano do bairro Betânia para a Pampulha.

 

Outros dois importantes espaços turísticos compõem a FZB-BH: o Parque Ecológico da Pampulha, inaugurado em 2004 como resultado de ações de recuperação ambiental, e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, aberto ao público desde 2010.

 

Juntos, os quatro equipamentos somam uma área de preservação de cerca de 1,75 milhão de m² com significativo acervo de fauna e flora, cultural e histórico, representando a terceira maior área verde pública de BH.

 

Com a missão de “contribuir para a conservação da natureza realizando ações de educação, pesquisa e lazer, que sensibilizem as pessoas para o respeito à vida”, a Fundação Zoo-Botânica de BH desenvolve importante trabalho de destaque nacional e internacional. 

 

Estrutura Organizacional

 

+ Portal Fundação Zoo-Botânica

Banner Serviços
Foto oficial do Presidente da Fundação Municipal Zoo-botânica, Homero Brasil
Homero Brasil Filho
Presidente (Interino)

Homero Brasil Filho é engenheiro civil e sócio fundador da ONG ambiental Ponto Terra. Foi diretor do Parque Municipal Américo Renné Giannetti e presidente interino da Fundação de Parques Municipais. Atualmente também é diretor do Jardim Botânico.