Pular para o conteúdo principal

Esporte e Lazer

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) se dedica a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de esporte e de lazer na cidade de Belo Horizonte. Por meio de suas ações busca promover a universalização do direito com base nos preceitos da intersetoralidade e da inclusão social.

 

Por meio de seus programas, a SMEL atende, direta e indiretamente, crianças e adolescentes, jovens e adultos, idosos e pessoas com deficiência em núcleos próprios, escolas, pistas de caminhada e praças, em instituições de longa permanência (asilos) e em ações de lazer, dentre outros.


As ações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) são planejadas e executadas com a perspectiva de garantir o acesso ao Esporte e Lazer como direitos sociais. Visa promover o desenvolvimento humano e a inclusão social sob os princípios da democracia, transparência e qualidade.

 

Em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento do Esporte, a política adotada pela SMEL se baseia em quatro vertentes de trabalho: implementação e gestão de programas esportivos e de lazer, apoio organização e realização de eventos esportivos e de lazer, implementação e gestão de equipamentos esportivos e apoio a entidades do esporte amador. Busca integrar suas ações com as áreas da Cultura, Saúde, Educação, Política Social garantindo o acesso da população a bens e serviços públicos de qualidade.