Pular para o conteúdo principal

Projeto Geração Ativa

Banner mostrando fotos coloridas, onde se lê Geração Ativa- Gerando arte, amor, autoestima
Arquivo Smed
atualizado em 01/03/2021 | 09:58

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS E CORREÇÃO DE FLUXO: GERAÇÃO

CRIATIVA E GERAÇÃO ATIVA

 

O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS E CORREÇÃO DE FLUXO tem como objetivo geral oferecer à escola a possibilidade de correção de fluxo para o 2º e o 3º ciclos do Ensino Fundamental, a conclusão dessas etapas do aprendizado e consequente encaminhamento para o 3º ciclo ou para o Ensino Médio, com resultados e aprendizagem adequados ao prosseguimento dos estudos, por meio dos projetos GERAÇÃO CRIATIVA e GERAÇÃO ATIVA: leitura, criatividade, protagonismo juvenil, investigação, autonomia.

 

A Portaria SMED nº 010, de 2 de fevereiro de 2019, estabelece a seguinte organização do Programa:

 

I - PROJETO GERAÇÃO CRIATIVA – Com o objetivo de conclusão do 5º ano, atenderá aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme os seguintes critérios:

 

a) Fase 1: estudantes do 3º ao 5º ano, com 2 anos ou mais de distorção idade-ano de escolaridade, não alfabetizados, a partir de 10 anos completados até 31/03.

 

b) Fase 2: estudantes do 3º ao 5º ano, com 2 anos ou mais de distorção idade-ano de escolaridade, alfabetizados, a partir de 10 anos completados até 31/03.

 

II - PROJETO GERAÇÃO ATIVA – Objetivando a correção de fluxo para propiciar aos educandos a conclusão do Ensino Fundamental, atenderá aos estudantes dos anos finais, conforme os seguintes critérios:

 

a) Fase 1: estudantes alfabetizados, que tenham concluído o 5º ano, com 2 anos ou mais de distorção idade-ano de escolaridade, a partir de 13 anos completados até 31/03.

 

b) Fase 2: estudantes alfabetizados, que tenham concluído o 6º ano, com 2 anos ou mais de distorção idade-ano de escolaridade, pertencentes à faixa etária de 14 a 17 anos completados até 31/03.