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INSPIRAÇÕES PEDAGÓGICAS

criado em 13/09/2021 - atualizado em 05/10/2021 | 18:14

Inspirações Pedagógicas

 


Inspirações Pedagógicas é uma compilação de sugestões e de ideias voltada para os(as) profissionais da educação do APPIA- Horizontes da Adolescência da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte em seu trabalho com estudantes do 4° ao 9° anos do Ensino Fundamental. Possui como objetivo principal levar às(aos) profissionais das escolas um conjunto de materiais diversos sobre abordagens, metodologias e práticas pedagógicas com possibilidades de momentos e/ou espaços inspiradores para trocas de experiências. Visa, ainda, contribuir com os processos de planejamento, execução e avaliação do ensino e da aprendizagem dos(as) estudantes.

 

METODOLOGIAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO

 

Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP
 

Metodologia de projetos” ou “Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP” é uma proposta para conduzir um trabalho pedagógico orgânico e sistematizado, permitindo a experimentação de atividades interessantes e eficazes de aprendizagem, com o uso de metodologias ativas.

Ela pode ser uma solução interessante e exequível, para a definição e elaboração dos roteiros de atividades do trabalho com estudantes, nas bolhas. Permite um planejamento bastante funcional na articulação de um conjunto de conteúdos diversos - de áreas do conhecimento ou de disciplinas distintas - em torno de temas norteadores. 

A Metodologia ABP - Aprendizagem Baseada em Projetos

Para saber mais - ABP

Caso queira participar de um grupo de interesse sobre “Aprendizagem Baseada em Projetos”, para troca de experiências e discussão sobre possibilidades de sua aplicação na escola, no trabalho com as/os estudantes, acesse o formulário de inscrição pelo seguinte link:

Formulário de inscrição nos Grupos de Interesse Inspirações.

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS

 

Objetos Digitais de Aprendizagem - ODAs
 

Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) são compreendidos como unidades digitais que podem ser usadas e reutilizadas para dar suporte à aprendizagem apoiada na tecnologia. Esses recursos podem ser utilizados para a exploração de quaisquer conteúdos curriculares, desde que o docente crie um cenário de aprendizagem para este fim. Compreendemos que os ODAs podem ser vistos como facilitadores para o processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir para a reestruturação de práticas pedagógicas e criação de novas abordagens para a construção do conhecimento.

Consideram-se ODAs: vídeos, textos, imagens, jogos, infográficos, animações, simulação ou outro elemento que pode ser usado e reutilizado como suporte à aprendizagem. 

             

              Banco Internacional de objetos educacionais:

http://objetoseducacionais.mec.gov.br 

              O Portal do Professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html

              Projeto Cesta – UFRGS

              http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/cestadescr.html

              Biblioteca Nacional Digital

http://bndigital.bn.gov.br/

 ELO – Ensino de Línguas Online 

https://www.elo.pro.br/repositorio/portugues.html

Plataforma Escola Digital

 https://escoladigital.org.br/ 

 

PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO

 

Relatos de experiências inovadoras e exitosas na educação brasileira 
 

O Porvir é uma plataforma brasileira de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais, presente no link “https://porvir.org”, mantida por uma organização autônoma e sem fins lucrativos. Dentre outras seções interessantes pertinentes à educação, o site Porvir publica um “Diário de Inovações” no qual apresenta inúmeros relatos de experiências reais e exitosas, desenvolvidas por professores e professoras de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Esses relatos podem inspirar o desenvolvimento de práticas nos mais diversos conteúdos curriculares, exigindo apenas que sejam “garimpadas” para inspirar o(a) professor(a) de forma mais adequada. 

 

https://porvir.org/diario-de-inovacoes/ 

 

PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS

 

Khan Academy 
 

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que oferece uma plataforma de ensino e aprendizagem de alta qualidade para qualquer pessoa (estudantes, professores e famílias), por meio de um painel de aprendizado personalizado. Os(as) estudantes podem aprender e estudar no seu próprio ritmo, dentro e fora da sala de aula. Trata-se de um recurso de aprendizado personalizado que tem como objetivo oferecer recursos tecnológicos aplicados à educação de forma gratuita, adaptativa e gamificada.
 

No Brasil, a Khan Academy oferece conteúdos alinhados com a BNCC, nas disciplinas de Matemática e Ciências - do 1° ao 9° anos e Língua Portuguesa do 3° ao 9° anos.
 

A plataforma Khan permite que estudantes estudem, segundo seu próprio ritmo e que professores acompanhem o desenvolvimento de seus/suas alunos(as), individualmente ou de uma turma como um todo. A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, possui uma parceria com a Khan Academy e investe na formação de multiplicadores(as) (professores(as) e monitores(as) e no uso sistematizado da plataforma nas escolas. Diversas escolas já utilizam a plataforma como ferramenta de apoio pedagógico para estudantes dentro do Appia Horizontes da Adolescência (do 4° ao 9° anos).

Para conhecer a plataforma acesse: https://pt.khanacademy.org/

 

TINKERCAD - Plataforma gratuita para modelagem em 3D e simulação de circuitos e codificação Tinkercad 
 

O Tinkercad é uma plataforma web gratuita que apresenta uma série de ferramentas para criações e construções de objetos e ideias, mantida e disponibilizada gratuitamente pela Autodesk. Permite trabalhar com simulação de circuitos eletrônicos e programação, além de projetos de modelagem 3D com relativa facilidade de uso, fazendo com que o alcance de suas ferramentas seja usado por professores(as), alunos(as) e profissionais de criação, para projetar e prototipar ideias. 

A plataforma Tinkercad conta com três ferramentas de desenvolvimento: “Projetos 3D”, para modelagem em três dimensões, “Circuitos”, para simulação de circuitos elétricos e “Blocos de código” para programação de animações e games.

 

Clique aqui para acessar a Plataforma Tinkercad 

 

Artigo sobre o uso educacional da plataforma Tinkercad

Tutorial para uso da plataforma Tinkercad por professores (vídeo YouTube) 

Tutorial para uso da plataforma Tinkercad (página web)

 

 

Duolingo 
 

Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas que compreende um site, aplicativos para diversas plataformas e também um exame de proficiência digital. O Duolingo está disponível na Web, iOS, Android, Windows Phone e Linux. Trata-se de um método complementar de aprendizado de línguas, por meio de estratégias gamificadas e divertidas com foco em gramática e vocabulário. O manuseio do aplicativo é superintuitivo e simples. 

Para conhecer mais sobre esta plataforma acesse: https://pt.duolingo.com/

 

 

CODE.ORG - Plataforma gratuita para desenvolver Pensamento Computacional, Lógica e Programação na resolução de problemas 
 

O Code.org é uma plataforma online gratuita, divertida e com muitas possibilidades para se trabalhar a lógica de programação e o desenvolvimento do pensamento computacional com crianças e adolescentes, a partir de 4 anos de idade. Ela funciona em computadores, tablets ou celulares. Não há necessidade do professor(a) ter conhecimento sobre programação, pois ela se apresenta como um processo intuitivo em que os(as) estudantes trabalham de forma autônoma. Nessa plataforma há áreas específicas para que o(a) professor(a) possa criar turmas e acompanhar o desenvolvimento das atividades dos(as) alunos(as) e a evolução de cada um(a).

https://code.org/

Vídeo de apresentação e uso básico da plataforma

 

EDUCOMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

 

Recursos digitais para Educomunicação e Educação em mídias 
 

O século 21, século das tecnologias digitais, para alguns/mas, ou o século da comunicação, para outros(as) nos remete às 10 competências gerais da BNCC. Destacamos a número 4, Comunicação, que considera o uso de diferentes linguagens para expressar-se, partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e a produção de sentido que leve ao entendimento mútuo; a número 5, Cultura Digital, que significa compreender, criar e utilizar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicar-se, acessar e produzir informações, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria, e a número 7, Argumentação, que é argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para que se possa formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética. 

 

Assim, indicamos estratégias, guias, tutoriais e documentos para que se possa atuar de forma adequada e em consonância com tais competências como:

 

Guia de Educação Midiática Educamidia

Produção de e-book de forma colaborativa

Entrevista com Carlos Lima - Coordenador do maior programa de Educomunicação de uma rede pública do Brasil

 

JOGOS

 

Xadrez  
 

Um dos problemas mais preocupantes para os(as) educadores(as) em nossos dias, e que causa a maior parte dos fracassos escolares, é o fenômeno da dispersão de que sofrem os(as) alunos(as). Em um contexto que oferece estímulos rápidos e superficiais (televisão, computadores, tablets, videogames...), o “Rei dos Jogos”, o Xadrez, de uma forma lúdica – já que é um jogo – é um excelente recurso pedagógico, pois pode ajudar os(as) alunos(as) a disciplinar sua capacidade de concentração, para poder aplicá-la nos momentos necessários. 

O xadrez ensina os(as) estudantes de qualquer idade o que é mais importante na solução de um problema: saber olhar e entender a realidade que se apresenta. O mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade a cada aluno(a) de progredir, segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar. 

São vários os benefícios do ensino de xadrez nas escolas: desenvolve o raciocínio lógico; as habilidades de observação, reflexão, análise e síntese; desenvolve habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões; ajuda na compreensão e solução de problemas, pela análise do contexto em que estão inseridos(as); e ainda melhora o desempenho no estudo em todas as disciplinas.Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de BH fez uma parceria com a Federação Mineira de Xadrez - FMX - e ofereceu, em agosto, dois eventos para a divulgação e implantação do xadrez nas escolas.

 

1- O Curso de Facilitador de Xadrez Escolar-  com carga horária de 16 horas, aconteceu nos dias 7 e 8 de agosto, na plataforma Twitch, online, com o Mestre Nacional Júlio Lapertosa, com emissão de certificado. Júlio é um dos mais conhecidos instrutores de xadrez no país. Cerca de 125 profissionais da educação da rede municipal de Belo Horizonte se inscreveram.

 

2-   Workshop Online do Projeto PDX - Polo de Desenvolvimento de Xadrez em Minas Gerais. O workshop aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto de 2021, com palestras voltadas ao aprimoramento de professores(as), técnicos(as) e dirigentes municipais. Foi um evento gratuito e online.

 

Programação/release das palestras realizadas: 

https://fmx.org.br/2021/08/13/workshop-online-polo-de-desenvolvimento-de-xadrez-de-minas-gerais-confira-a-programacao/

 

Acesse no canal da FMX às palestras do Workshop (gratuitamente):

https://www.youtube.com/channel/UCM-IfLUqMRm2ui8tPixPVuw

 

OLIMPÍADAS ESTUDANTIS

 

Calendário das Olimpíadas Escolares 
 

Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores(as) novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente, é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais ou nacionais. 

 

As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do(a) estudante.

 

Ivan Tadeu Filho, do site “olimpiadascientificas.com” lista algumas vantagens para alunos(as) que se dedicam a participar de olimpíadas científicas:

 

São desafiadoras- Não adianta negar, os desafios são divertidos! Lembra um jogo que você jogou muitas e muitas vezes tentando passar uma determinada fase? Provavelmente, se o jogo fosse muito fácil, você não teria gostado tanto dele e sequer se lembraria. Oportunidade de aprofundar em uma matéria e de melhorar o rendimento escolar- Estudar para as olimpíadas é igual a se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr uma maratona, uma corrida de 1km não será nenhum desafio para você, e o mesmo acontecerá com as matérias de sala de aula.

 

Possibilidade de bolsas de estudos-  como, por exemplo, em faculdades e universidades no exterior

Para acompanhar todas as olimpíadas, basta clicar nos calendários abaixo:

 

1-  Obmepeiros: https://obmepeiros.com/calendario/

ou

2-  Unicamp: https://olimpiada.ic.unicamp.br/calendario/nacional/2021/tudo/