Pular para o conteúdo principal

Formações

criado em 29/09/2021 - atualizado em 26/05/2022 | 10:34

O Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape) promove articulações e parcerias importantes para ofertar formações em consonância com os eixos estruturadores da política pedagógica da RME-BH. Tem desenvolvido, de forma especial, ações formativas de promoção, incentivo e colaboração voltadas para os (as) profissionais da educação, considerando o contexto de distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus.

 

Importante:

 

O acesso à estas ações formativas na plataforma EaD/PBH pode ser feito como visitante, ou seja, sem a necessidade de identificação do usuário (login).

 

Caso seja servidor/empregado da PBH e queira se identificar, lembre-se: você não deve utilizar o e-mail completo, apenas informe o nome de usuário da sua conta.

 

Exemplo: para o e-mail mariasilva@pbh.gov.br ou mariasilva@edu.pbh.gov.br, utilize:

 

Usuário: mariasilva

Senha: ***********

A senha é a mesma utilizada para acessar seu e-mail institucional.

 


INSCRIÇÕES ABERTAS

A escola na promoção da Educação Alimentar e Nutricional

 

Encontro virtual com a Coordenação Pedagógica das escolas municipais das redes própria e parceira para a divulgação do trabalho de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas e apresentação do Guia do Educador, que será entregue em edição impressa para todas as escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH).

Não é necessário inscrição prévia

 

 

A escola na promoção da educação alimentar e nutricional

 


Rede de Trocas: Tecendo Laços

 

A Rede de Trocas Tecendo Laços faz parte do “Projeto Tecendo laços, lendo o mundo: leitura e letramentos na infância”. Essa é uma ação de formação reflexiva continuada dos profissionais da Educação que visa à circulação e à produção de conhecimentos por meio de trocas de experiências, processo permanente de observação e registro do cotidiano e desenvolvimento de comunidades de leitores(as) em cada escola e creche parceira.

Inscrição até 3 de junho de 2022.

 

Rede de Trocas: Tecendo Laços Botão de iscrinção

 


 

Concepção teórica da educação bilíngue (Libras/Português) e da escola bilíngue de surdos

 

Aspectos teóricos do processo educacional dos surdos na concepção bilíngue (Libras/Português) alicerçados nos Estudos Surdos.

Inscrições até o dia 16 de maio de 2022.

 

Concepção teórica da educação bilíngue (Libras/Português) e da escola bilíngue de surdos Botão de iscrinção

 


Educação Alimentar e Nutricional: uma proposta transversal de ensino - 2º oferta

 

Introdução à Educação Alimentar e Nutricional (EAN); Programa de Alimentação Escolar; Alimentação e Saúde; Alimento Seguro; Alimentação e Sustentabilidade.

Inscrições abertas.

 

Educação Alimentar e Nutricional: uma proposta transversal de ensino - 2º oferta Botão de iscrinção

 


PERCURSOS LITERÁRIOS PARA ARTICULADORES DE LEITURA 2022

 

O curso será uma continuidade do Percurso Literário proposto em 2021, com a ampliação de reflexões e aplicabilidade nas ações dos(as) articuladores(as) de leitura e dos(as) bibliotecários(as) acerca da leitura em múltiplas linguagens, do letramento literário, da leitura inclusiva, da organização e do uso da biblioteca escolar por faixa etária e da contação de histórias.

 

Não é necessária inscrição prévia.

 

PERCURSOS LITERÁRIOS PARA ARTICULADORES DE LEITURA 2022 

 


REDE FEMININO, MUSEU E PALHAÇARIA - INTERSEÇÕES COM ARTE

Este webinar tem como objetivo discutir como a Arte e a Educação podem se tornar estratégias de resistências e empoderamento feminino, por meio do protagonismo das estudantes da Rede Municipal de Educação. A ação se articula com o Programa Circuito de Museus no Percurso Museológico “História de Mulheres: vozes e silêncios”, realizado no Museu de Artes e Ofícios e no Centro de Memória do Minas Tênis Clube, bem como com o Instituto HáHáHá, por meio do curso discente: “A Palhaça Vem Hoje?”, realizado em algumas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH).


REDE FEMININO, MUSEU E PALHAÇARIA - INTERSEÇÕES COM ARTE Acompanhe aqui

 


Ciclo de Webinários Anne Frank e o estudo do Holocausto: Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos

 

O Núcleo Anne Frank trabalha com o programa expositivo desenvolvido pela Casa Anne Frank de Amsterdã, que é representada em nosso país pelo Instituto Plataforma Brasil (IPB). Este, por sua vez, tem o Núcleo Anne Frank como parceiro na implantação do programa de exposições itinerantes, que é uma ferramenta educacional criada para, a partir da história de Anne Frank, conhecer, questionar e ampliar o conhecimento sobre contextos e eventos atuais.
 

Ciclo de Webinários Anne Frank e o estudo do Holocausto: Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos Botão de iscrinção


EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A LIMPEZA URBANA

 

O curso propõe discutir a Educação Ambiental para a limpeza urbana a fim de aprimorar o conhecimento dos valores, dos comportamentos e do estilo de vida relacionados com a gestão e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos e da limpeza urbana. Pretende ainda universalizar a Educação Ambiental para a limpeza urbana nas escolas  municipais e integrar Educação Ambiental formal e não formal.
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A LIMPEZA URBANA Botão de iscrinção

 


EU E O OUTRO - VIVÊNCIAS DO ADOLESCER

 

A formação busca capacitar professores para lidar com temáticas que envolvem os adolescentes e podem surgir no cotidiano escolar, tais como: prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), prevenção ao uso de drogas, à automutilação e ao autoextermínio, dentre outras.

 

Inscrição até 3 de abril de 2022.

 

EU E O OUTRO - VIVÊNCIAS DO ADOLESCER Botão de iscrinção

 


Educação Alimentar e Nutricional: uma proposta transversal de ensino

 

Introdução à Educação Alimentar e Nutricional (EAN); Programa de Alimentação Escolar; Alimentação e Saúde; Alimento Seguro; Alimentação e Sustentabilidade.

 

Inscrição até 27 de março de 2022.

 

Educação Alimentar e Nutricional: uma proposta transversal de ensino Botão de iscrinção

 


ENCONTROS FORMATIVOS ECOESCOLA BH

 

Encontros formativos mensais com diferentes temáticas, para contribuir e proporcionar condições de inserir as pessoas no cerne das questões socioambientais do município, potencializando o senso de agir local e a necessidade de mudança, apontando princípios e diretrizes a fim de qualificar, fortalecer e instrumentalizar não só os educadores ambientais, como também toda a comunidade, criando condições concretas para a busca de diferentes caminhos éticos, sociais, políticos e de transformação individual e coletiva.
 

 

ENCONTROS FORMATIVOS ECOESCOLA BH Botão de iscrinção

 


Curso Básico de Libras - Módulo 1


Em cumprimento ao Decreto nº 5.626/2005 que regulamentou a Lei nº 10.436/2002, no seu artigo 1º, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas, o curso básico de Libras visa o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de promoção da acessibilidade nas escolas municipais, possibilitando a comunicação dos(as) docentes, discentes e funcionários(as) nos espaços escolares. Esse Decreto garante às pessoas com surdez serem usuárias de duas línguas distintas: Libras como primeira língua (L1) e Português como segunda língua na modalidade escrita (L2). Essa formação tem como objetivo principal proporcionar uma comunicação inclusiva junto aos(às) estudantes surdos, nos espaços escolares e administrativos da Rede Municipal, possibilitando sua acessibilidade comunicativa, bem como a expansão de conhecimentos linguísticos. No módulo 1, serão abordados os aspectos teórico-práticos da utilização da Língua Brasileira de Sinais e seus aspectos estruturais, em nível básico de conhecimento.

 

Curso Básico de Libras - Módulo 1 Botão de iscrinção

 


Curso Básico de Libras - Módulo 2

 

Essa formação tem como objetivo dar continuidade ao Curso Básico de Libras aos(às) professores(as) que concluíram o Módulo 1, atendendo aos preceitos de inclusão das pessoas surdas, em cumprimento ao Decreto nº 5.626/2005 que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, no seu artigo 1º, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e outros recursos de expressão a ela associados como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas. Esse Decreto garante às pessoas com surdez serem usuárias de duas línguas distintas: Libras como primeira língua (L1) e Português como segunda língua, na modalidade escrita (L2). Visamos uma comunicação inclusiva junto aos(às) estudantes surdos(as) nos espaços escolares e administrativos da Rede Municipal, possibilitando acessibilidade comunicativa com o público surdo. No módulo 2, buscamos aprofundar o conhecimento da Libras, no seu aspecto linguístico e estrutural, em nível básico de conhecimento.

 

Curso Básico de Libras - Módulo 2 Botão de iscrinção

 


PBL - TEACHER WORKSHOP - PHASE 2

Estimular a participação dos docentes na formação continuada, levando-os a se apropriarem da metodologia PBL, o que irá possibilitar um olhar crítico-reflexivo no ensino da LI. Espera-se que as abordagens teórico-metodológicas da metodologia baseada em problemas, que têm fundamentado as pesquisas desenvolvidas sobre essa temática, fomentem nos docentes uma prática transformadora de ação e reflexão no ensino da LI.



Banner de formação com o fundo branco com os dizeres PBL - TEACHER WORKSHOP - PHASE 2  Botão de iscrinção

 


EcoEscola BH EaD

O EcoEscola BH EaD é o conjunto de cursos virtuais sobre educação ambiental direcionado para educadores das Escolas Municipais de Belo Horizonte. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para capacitar professores(as) e monitores(as) das escolas municipais de Belo Horizonte para desenvolverem ações de sustentabilidade ambiental em suas instituições de ensino. Além de uma plataforma de formação, é também de aplicação prática de atividades sustentáveis. Visa desafiar os(as) educadores(as) a desenvolverem ações com seus estudantes, para que a escola e sua comunidade se tornem locais de educação, conscientização e, principalmente, do planejamento de atividades para a melhoria do meio ambiente.

 

EaD EcoEscola BH INSCREVA-SE

FORMAÇÕES EM ANDAMENTO

Projeto SER: Sonhos Estratégias e Realizações- Educação financeira, cultura e cidadania

A formação Sonhos, Estratégias e Realizações: Educação Financeira, Cultura e Cidadania (SER) é uma iniciativa que objetiva instrumentalizar os(as) professores(as) a implementar a Educação Financeira, conteúdo que faz parte do currículo escolar e da formação integral dos sujeitos, em toda a Rede Municipal de Educação (RME-BH), de modo transdisciplinar. O projeto visa contribuir com o debate e a reflexão sobre questões relativas ao fortalecimento financeiro, empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologias digitais, cidadania, cultura e projetos de vida. A formação pretende oportunizar que os participantes consigam, por meio de uma metodologia interativa e dinâmica, com uso de recursos digitais e materiais, implementar a temática nas escolas.

Inscrições até o dia 16 de maio de 2022 pela escola.

 

Projeto SER: Sonhos Estratégias e Realizações- Educação financeira, cultura e cidadania INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 


Ampliação de vagas - Formação: “Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo  

 

Especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Psicogênese da língua escrita. Ortografia no ensino para adultos da EJA. Oralidade. Produção textual. Leitura.

 

Observação: 

Trata-se da ampliação de vagas da formação iniciada em 03/09/2021, cujos encontros já realizados podem ser acessados por meio do Ambiente Virtual Moodle no portal de Educação Aberta e a Distância da Prefeitura de Belo Horizonte (EaD/PBH). Ao se inscrever na formação, o(a) cursista é inserido no AVA Moodle e poderá assistir aos encontros e acessar os materiais da formação.   

 

Ampliação de vagas - Formação: “Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo INSCRIÇÕES ENCERRADAS

  • Planejamento.
  • Avaliação. 

 


“Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo”


Especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Psicogênese da língua escrita. Ortografia no ensino para adultos da EJA. Oralidade. Produção textual. Leitura. Planejamento. Avaliação.  

 

“Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo” INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 


Formação: “Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo”

 

Especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Psicogênese da língua escrita. Ortografia no ensino para adultos da EJA. Oralidade. Produção textual. Leitura. Planejamento. Avaliação.

 

Lendo e escrevendo as palavras, lendo e escrevendo o mundo INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 


Ação de Formação Docente em Letramento e Alfabetização

 

A Ação de Formação Docente em Letramento e Alfabetização  visa consolidar um processo de formação em rede por meio de ações coletivas articuladas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed) e promover o desenvolvimento profissional de professores(as) que atuam com alfabetização e letramento, tendo como referência o documento “Conhecimentos essenciais para o processo de letramento e alfabetização” e a proposta de ação educativa apresentada no livro “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” (Soares, 2020).

 

Ação de Formação Docente Acompanhe aqui

 


 

FORMAÇÕES FINALIZADAS

Appia: um olhar para a infâncias

 

Formação: Projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar” (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Appia: horizontes da adolescência

 

Encontros sobre a Plataforma Khan Academy (2021)

icone pdf Plano de curso

 


EU e o OUTRO: vivências do adolescer (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Percurso Pedagógico Intensivo – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Percurso Curricular: reflexão e ação no contexto da Pandemia (2021)

icone pdf Plano de curso - 4º, 5º e 6º anos

icone pdf Plano de curso - 7º, 8º e 9º anos

 


Professores(as) de Língua Estrangeira: como se manter atualizado? (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Temas Transversais

Educação Alimentar e Nutricional: uma proposta transversal de ensino - Turma 2 (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Ciclo de Webinários “Anne Frank e o estudo do Holocausto: ponto de partida da Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos” (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Encontros Inter-Regionais dos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Diálogos sobre o Trabalho Infantil - A Escola na Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes: contribuições para a erradicação do Trabalho Infantil (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Formação:  Curso Básico de Libras (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Formação Educação Alimentar e Nutricional: uma proposta transversal de ensino (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Formação: Percursos Literários para Articuladores de Leitura (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Curso: Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Formação: Os Caminhos da Memória Ancestral das Matriarcas do Kilombo Souza (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Percursos formativos (workshops): Projeto Integrarte - Formação em Arte e Cultura (2021)

icone pdf Plano de curso

 


“Roda de Conversa: Práticas de Promoção da Igualdade/Equidade Racial” (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Webinários EcoEscola BH - 2º semestre (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Rodas de Conversa: “A Gestão Escolar e o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial” (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Formação: Censo Escolar (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Formação de Articuladores Comunitários MapAtivo: Comunidade Educadora (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Webinários EcoEscola BH - 1º semestre (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Formação: Prevenção de fraudes na contratação das Caixas Escolares (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Workshops: Projeto Integrarte (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Rodas de Conversa - Percursos Curriculares e Diversidades: Práticas Pedagógicas de equidade nas escolas (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Encontros Centralizados dos Núcleos de Estudos das Relações Étnicos-Raciais da RME/BH (2021)

icone pdf Plano de curso

 


Programa INTEGRARTE: Formação em Arte e Cultura (2021)

icone pdf Plano de curso

 


CRONOGRAMA GERAL DOS ENCONTROS FORMATIVOS
1º Semestre/20222º Semestre/2022
Março/2022Julho/2022
Abril/2022Agosto/2022
Maio/2022Setembro/2022
Junho/2022Outubro/2022
 Novembro/2022
 Dezembro/2022