Pular para o conteúdo principal

Encontros com a Secretária

criado em 26/08/2021 - atualizado em 07/02/2022 | 16:21
2022

Boas Vindas aos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

2021

Lançamento do Projeto Meta Educação

O Projeto Melhoria Estratégica e Tecnológica da Aprendizagem - “META EDUCAÇÃO” é um projeto desenvolvido dentro do Programa “APPIA Horizontes da Adolescência” para auxiliar no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que visem atender, de forma eficaz e eficiente, os processos escolares junto aos estudantes e professores(as) do Ensino Fundamental, em relação às competências e habilidades nas áreas  de Língua  Portuguesa  e Matemática, incentivando novas metodologias de ensino, principalmente aquelas mediadas por tecnologias digitais. A reunião de lançamento aconteceu no dia 18 de janeiro de 2021. Confira o vídeo do evento.

 

 

Reflexões, práticas e formações: possibilidades pedagógicas para o fazer docente 

 

A Secretária Municipal de Educação foi a palestrante do encontro “Reflexões, práticas e formações: possibilidades pedagógicas para o fazer docente com público alvo os Professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e demais profissionais da Educação”. Assista a palestra realizada no dia 08 de abril de 2021.

 

2020

Secretária Ângela Dalben debate o direito à Educação Infantil de qualidade em tempos de pandemia 

A secretária Municipal de Educação, professora Ângela Dalben, foi uma das convidadas para o XII Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil, para debater o tema “Direitos das crianças à Educação Infantil de qualidade: é possível propor um retorno às atividades neste contexto de pandemia no Brasil?”. O debate foi com Maria Malta Campos, pesquisadora/consultora da Fundação Carlos Chagas, e contou com a mediação de Lívia Fraga Vieira, professora da FaE/UFMG. A transmissão foi realizada pelo Canal DIRED UFLA, no dia 07 de julho de 2020. Confira!

 



Secretária Ângela fala sobre contextos possíveis na RME-BH frente aos impactos da COVID-19

 

A Secretária Municipal de Educação, professora Ângela Dalben, apresentou no dia 10/06/2020 o webinário “Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e contextos possíveis frente aos impactos da COVID-19”, que foi transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Confira!

 


Ângela Dalben na V Semana Acadêmica Virtual Letras e Pedagogia da Newton

 

A Secretária Municipal Ângela Dalben foi convidada para a V Semana Acadêmica Virtual de Letras e Pedagogia, organizada pelo Centro Universitário Newton Paiva. No evento, a secretária abordou os desafios enfrentados pela área educacional em tempos de isolamento social e destacou a importância da valorização do educador e as competências exigidas em tempos de transformação. A palestra foi realizada no dia 20/05. Confira o vídeo do evento.

 


Ângela Dalben comenta pontos importantes em entrevista à Revista Época

 

Em entrevista à Revista Época, a professora e atual secretária de educação do município, Ângela Dalben, esclarece porque a rede municipal de Belo Horizonte não adotou o regime remoto de ensino e comenta sobre o desafio de construir um ano letivo edificante para os alunos. A secretária também retoma o assunto das fortes chuvas que atingiram a cidade no início do ano e dá sua opinião sobre o projeto de lei “Escola sem partido”. Clique e confira a matéria completa.

 


Ângela Dalben fala sobre a escola e as famílias no contexto da COVID-19 em Webinar FUMEC

 

A Secretária Municipal Ângela Dalben foi convidada especial do Webinar FUMEC, para discutir as relações entre escola e família, no contexto do isolamento provocado pela Covid-19. O webinário foi realizado no dia 13/05. Confira o vídeo do evento.

 


Secretária Ângela Dalben fala sobre Educação Integral em tempos de crise

 

A Secretária Municipal de Educação, professora Ângela Dalben, participou do debate online realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral. Em sua fala, a professora abordou como a Rede está enfrentando este momento, destacando os cuidados e a preocupação com as crianças, adolescentes, famílias e profissionais. A Secretária também ressaltou a importância de cuidar da nutrição dos estudantes e pontuou a relevância da ação de distribuição de cestas básicas para as famílias.
 
O debate aconteceu em 07 de maio. Confira o vídeo do evento.

 


Podcast - Sala de Professor recebe a secretária Ângela Dalben


A professora Ângela Dalben, secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, foi convidada especial no 4º episódio do podcast Sala de Professor. Na ocasião, a secretária falou sobre as ações da Rede Municipal de Educação no contexto de pandemia da Covid-19, além de comentar sobre pontos importantes em relação à educação pública brasileira, tais como: indicadores de qualidade, fragmentação do ensino e o papel da escola na vida das pessoas. O episódio foi ao ar no dia 20 de abril e você pode conferi-lo na íntegra!

 


Secretária Ângela Dalben grava vídeo para toda a RME-BH no dia da Páscoa

 

No dia 12/04/2020, motivada pelo dia de comemoração da Páscoa, a professora Ângela Dalben, dirigiu-se a todos(as) que compõem a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Em um vídeo tocante, a Secretária falou sobre diversos pontos importantes com relação ao atual contexto de isolamento social, decorrente da pandemia da COVID-19. Um pedido especial se destacou, que foi o convite à reflexão, a um olhar atento e cuidadoso sobre nós mesmos e sobre o outro. Confira parte da mensagem da secretária:

"Nós, profissionais da educação, somos, antes de mais nada, observadores do desenvolvimento humano. Entendemos a importância do sentido e do significado dos conteúdos para os processos de aprendizagem. Assim, a minha mensagem de Páscoa é de reflexão. Para isso, precisamos, em primeiro lugar, refletir sobre nós mesmos, sobre o que estamos sentindo, experimentando, sobre os nossos medos, ansiedades, emoções, aprendizados variados. Precisamos entender a nós mesmos para entendermos o outro e acumular conhecimentos, aprendizagens, sistematizar e refletir sobre tudo isto que estamos passando. Essas reflexões permitirão conhecermo-nos mais e entendermos mais quem somos, que educadores somos, que pessoas queremos ser depois disso tudo. E o que nós, como sujeitos desse novo mundo, desejamos aprender e ensinar?” 

 

Confira o vídeo na íntegra.

Apresentações dos encontros

icone de pdf APPIA- Gestão da política educacional da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte


icone de pdf Direito à Educação na RME-BH em tempos de pandemia


icone de pdf Meta Educação- Melhoria Estratégica e Tecnológica da Aprendizagem- 11.02.21

 

icone de pdf Meta Educação- Melhoria Estratégica e Tecnológica da Aprendizagem- 18.01.21

 

icone de pdf Percurso APPIA - Um olhar para a infância