Pular para o conteúdo principal

APPIA MÚSICA

criado em 22/09/2021 - atualizado em 06/10/2021 | 11:30

APPIA Música

 

O Projeto APPIA Música foi criado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer o ensino de música à crianças de escolas em tempo integral da Prefeitura de Belo Horizonte. A partir do edital lançado em 2019, a PBH cadastrou nove escolas de música para compor a equipe de trabalho. Em fevereiro de 2020, com a assessoria da profa. Dra. Nair Pires, o projeto-piloto teve início em algumas escolas da Rede Municipal, com perspectiva de aumento da oferta do ensino até o final do mesmo ano. Com o advento da pandemia da Covid-19, o atendimento presencial nas escolas públicas foi interrompido e a equipe do Projeto passou a se reunir virtualmente para momentos formativos, produção de projetos interdisciplinares e videoaulas.

 

A partir da construção de indicadores pedagógicos e técnicos, as videoaulas articulam estratégias didáticas para ensinar música a alunos/as da Rede Municipal. Numa perspectiva interdisciplinar, a música é entendida como uma das áreas de conhecimento responsável pela formação integral dos/as alunos/as. Ao se conectar aos conhecimentos escolares, as videoaulas configuram um material didático rico de possibilidades de uso pelos/as professores/as e estudantes das escolas municipais de Belo Horizonte.

 

SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS

As videoaulas são produzidas a partir de diferentes gêneros textuais desenvolvidos em três aulas. A Sonorização de histórias é uma estratégia didática em que se torna sonoro um determinado enredo. Ela pode ser utilizada com diferentes objetivos de ensino e de aprendizagem: ambientar o enredo, conduzir a narrativa, ilustrar uma cena, dentre outros. O conjunto de atividades articuladas nas três aulas permite que alunos/as desenvolvam oralidade, imaginação, criatividade, escuta, percepção e capacidade de expressão. 

 

As aventuras do Sapo Cururu e Dona Sapa - Aula 1 

As aventuras do Sapo Cururu e Dona Sapa - Aula 2 

As aventuras do Sapo Cururu e Dona Sapa - Aula 3

 

CANÇÃO

Canção é um gênero textual que envolve o elemento verbal e o musical, ou seja, é uma composição musical para ser cantada. As videoaulas que têm a Canção como fio condutor abordam diversas canções folclóricas brasileiras, de outros países e culturas, e também autorais. Para cada Canção, o ensino de música é organizado em três videoaulas que relacionam os conteúdos musicais aos escolares, com vistas à formação integral dos/as alunos/as. 

 

Rap da Minhoca- Aula 1

Rap da Minhoca- Aula 2

Rap da Minhoca- Aula 3

 

O sapo não lava o pé- Aula 1 

O sapo não lava o pé- Aula 2 

O sapo não lava o pé- Aula 3

 

Peixe Vivo- Aula 1

Peixe Vivo- Aula 2

Peixe Vivo- Aula 3

 

Cocoricó- Aula 1

Cocoricó- Aula 2

Cocoricó- Aula 3

 

Lá vai o sol- Aula 1

Lá vai o sol- Aula 2

Lá vai o sol- Aula 3

 

Dias da semana- Aula 1

Dias da semana- Aula 2

Dias da semana- Aula 3

 

Funga Aláfia- Aula 1

Funga Aláfia- Aula 2

Funga Aláfia- Aula 3

 

PARLENDA

Parlenda é um gênero textual recitado com ritmo, que pode ter rimas ou não. Por meio de interações e brincadeiras, os/as alunos/as desenvolvem diferentes aprendizados. A fala, a rima e a memória, assim como o ritmo, o corpo e o movimento são alguns aspectos a serem explorados. Tudo isso dentro da abordagem interdisciplinar, que conecta a música a outros conhecimentos escolares.

 

O Padeiro- Aula 1

O Padeiro- Aula 2

O Padeiro- Aula 3

 

1, 2, Feijão com arroz- Aula 1

1, 2, Feijão com arroz- Aula 2

1, 2, Feijão com arroz- Aula 3