Pular para o conteúdo principal

Microcrédito

Microcrédito
Arte PBH
atualizado em 21/01/2021 | 13:37

É um programa voltado para os micros e pequenos empreendedores de baixa renda, inclusive os informais, a fim de adquirir mercadorias e matérias-primas à vista e de financiar investimentos, com taxa de juros a partir de 0,64% ao mês. Trata-se do Crescer - Programa Nacional de Microcrédito do Governo Federal - uma das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria, para estimular a inclusão produtiva da população extremamente pobre.

Neste ano, está sendo implantado um projeto piloto no Aglomerado da Serra/Regional Centro-Sul em parceria do Município de Belo Horizonte com o Banco do Nordeste do Brasil e nas Vilas Cemig, Independência e Petrópolis/Barreiro, com a Caixa Econômica Federal.

A PBH cederá um espaço nos CRAS e apoiará as Instituições parceiras na articulação das lideranças locais e no mapeamento dos micros e pequenos estabelecimentos. 

A equipe de atendimento será constituída por jovens contratados oriundos das próprias comunidades e os empreendedores serão atendidos nos local onde sua atividade produtiva é executada.

O crédito será oferecido sem exigências de garantias reais, na modalidade de aval solidário que consiste na união voluntária e espontânea dos interessados em obter o crédito, assumindo a responsabilidade conjunta no pagamento das prestações.