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Funcionamento do Atendimento

atualizado em 29/05/2020 | 18:12

MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO DE COVID-19 | TRANSPORTE E TRÂNSITO

 

▶ TRANSPORTE PÚBLICO
 

✅ As medidas de prevenção ao contágio de Covid-19 no transporte público de Belo Horizonte, descritas na portaria 046/2020, estão sendo cumpridas, como, por exemplo, a limpeza e a higienização dos veículos nos intervalos das viagens.
 

✅ Nesse momento, o transporte público é fundamental para os profissionais de saúde, segurança e de outros serviços essenciais. Ficar em casa é a melhor maneira de evitar a transmissão do coronavírus.

✅ A Prefeitura de Belo Horizonte instruiu as empresas de transporte coletivo da capital para que nenhuma linha de ônibus tenha um intervalo maior do que 30 min entre as viagens. E, mesmo com a operação em horário reduzido, a determinação é de que nenhum passageiro seja transportado em pé.
As linhas das estações São Gabriel, Vilarinho, Pampulha, Venda Nova, Barreiro e Diamante serão reforçadas para atender a população.

✅ As linhas do transporte coletivo municipal estão operando com quadro de horários reduzido:
1) Há reforço e viagens extras nos horários de pico.
2) No período entre picos opera com intervalo máximo de 30 minutos.
🕖 Informações sobre horários podem ser consultadas no aplicativo SIU Mobile e nos painéis dos pontos de ônibus. O aplicativo SIU Mobile está disponível para Android e iOS.

🚍 🧓👵 Idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus. A recomendação é que evitem o uso do transporte coletivo, principalmente nos horários de pico.

🚍 💳 Evite o manuseio de notas. O pagamento deve ser feito preferencialmente com cartão BHBus.
Virtualmente, o cartão pode ser recarregado pelo aplicativo BHBUS+, baixado gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store (consulte as condições de pagamento no app).


🚍 Cartazes com recomendações para proteção contra o coronavírus foram afixados nos ônibus e estações.
- Informes em áudio e vídeo com orientações são veiculados nas estações e nas TVs dos ônibus.


🚍 A Prefeitura de Belo Horizonte exigiu a higienização de todos os veículos do transporte coletivo, antes e depois de cada viagem, sobretudo nos locais de maior contato dos usuários (barras de apoio e roletas) e também a manutenção emergencial de todos os equipamentos de ar condicionado.

🚍 Todas as estações de integração e transferência estão sendo higienizadas pela prefeitura e a limpeza ostensiva está sendo feita várias vezes ao dia.


🚕 Todos os táxis estão sendo higienizados a cada viagem, sobretudo nos locais de maior contato dos usuários (maçaneta da porta, bancos, apoios).

🚍 Os pisos das plataformas de embarque das estações foram demarcados e a recomendação é que os usuários mantenham distância miníma de 1 metro de outras pessoas.

 

▶ NOTÍCIAS
 

Nota da Prefeitura de Belo Horizonte (25/3)

Nota da Prefeitura de Belo Horizonte (23/3)

Prefeitura libera Rotativo Digital na região hospitalar (20/3)

Prefeitura notificará empresas por redução na escala de ônibus sem acordo prévio (19/3)

Prefeitura anuncia medidas de prevenção ao Covid-19 no transporte público de BH (19/3)

 

▶ ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Área Hospitalar
Está dispensada a ativação dos créditos eletrônicos do Sistema de Estacionamento Rotativo na Área Hospitalar. A medida está prevista até às 13h de 28 de março, sendo possível a  prorrogação. A área hospitalar, liberada para o uso do rotativo, compreende as vias internas ao perímetro: avenida dos Andradas com Alameda Ezequiel Dias, seguindo as avenidas dos Andradas, do Contorno,  Carandaí, Brasil, Afonso Pena, rua Pernambuco e Alameda Ezequiel Dias até avenida dos Andradas. Clique aqui para acessar a notícia completa.

 

▶ BICICLETAS COMPARTILHADAS

O serviço de bicicletas compartilhadas (BIKEBH) está suspenso, por tempo indeterminado, a partir do dia 24/3, em função das ações para combater o Coronavírus. Os usuários que possuem passe ativo durante o período em que o serviço estiver suspenso terão seus prazos estendidos. 


PÁTIO DE RECOLHIMENTO DE VEÍCULOS

Em virtude das ações de prevenção ao COVID-19, o Pátio de Recolhimento funcionará, por tempo indeterminado, nos seguintes horários:

2° a 6° feiras: 8h às 17h (sem alterações)

Sábado: Somente de 8h às 12h.

Domingos e Feriados: Não funciona.

 

COMISSÕES REGIONAIS DE TRANSPORTES E TRÂNSITO - CRTTs
 

Os representantes das CRTTs de todas regionais estão recebendo as informações relacionadas as medidas de prevenção ao contágio por COVID-19 e seus consequentes impactos no trânsito e transporte.

As reuniões Ordinárias das CRTTS agendadas para o mês de abril foram canceladas. As próximas datas serão informadas em momento oportuno.

 

OPERADORES 

O Registro de Condutor (RC) e a Autorização de Tráfego (AT) para operação nos sistemas de transportes por Táxi, Escolar, Suplementar e Transporte Coletivo, com vencimento compreendido entre os dias 19 de março de 2020 a 30 de junho de 2020, estarão vigentes de forma excepcional e precária até convocação para revalidação. Devem ser seguidos o disposto na legislação em vigor quanto os vencimentos da CNH e CRLV.
A GECOP/BHTRANS entrará em contato para que as vistorias e os RC’s compreendidas nos períodos informados sejam revalidados.
 

▶ BH RESOLVE (Serviços de transporte e trânsito)


Revalidação dos cartões BHBUS Benefício Inclusão e Master

Os Cartões BHBUS Benefício Inclusão e Cartões Master com vencimento em Março, Abril e Maio serão revalidados automaticamente no momento do uso, por meio do validador eletrônico. Este procedimento começou a vigorar no dia 09 de abril. Caso o cartão com vencimento em Março, Abril e Maio não seja revalidado automaticamente no momento do uso, será necessário o comparecimento ao posto do Transfácil na Rua Aquiles Lobo, 504 - Floresta, Belo Horizonte.


Confira como ficou o atendimento presencial em função das medidas de prevenção ao Covid-19:

Os serviços descritos a seguir, referente às multas de trânsito somente poderão ser solicitados por meio de correspondência endereçada à CAIXA POSTAL 1.841 - CEP 30331-970 - Belo Horizonte/MG:
- FICI - Identificação do condutor infrator conforme orientação do formulário que segue junto à notificação da autuação de trânsito;
- Defesa da Autuação de Trânsito;
- Interposição de recurso a JARI;
- Solicitação de Prescrição de Multa de Trânsito - Solicitação que deve ser feita pelo proprietário do veículo informando a placa do veículo acompanhado de cópia de documento de identificação do requerente;
- Pedido de Restituição de Pagamento de Multa de Trânsito – Envio do formulário preenchido, disponível no portal de serviços da PBH acompanhado de cópia dos comprovantes de pagamento e do documento de identificação do requerente (proprietário do veículo);
- Juntada de Documentos de Defesa de Autuação e Recurso de Multa de Trânsito;
- Pedido de Conversão em Advertência por Escrito – Envio do formulário, disponível no portal de serviços da PBH, preenchido e assinado acompanhado da cópia da carteira de Habilitação do requerente;
- Solicitação de baixa de multa.
Os formulários para Defesa de Autuação e para FICI estão disponíveis no site: www.multas.pbh.gov.br.

Serviços que poderão ser solicitados por meio da internet, telefone 156 e correspondência:

- Fotos de radar
- Emissão de guia para pagamento de multas
- Recursos da JARI (formulário de requerimento e acompanhamento de processo)
- Formulário para restituição de multa
- Alteração de programação de sinalização semafórica;
- Defesa de autuação de trânsito - vistas ao processo;
- Fotografia de veículos infratores removidos;
- Identificação do condutor infrator (FICI) - vistas a documentação;
- Informações ou reclamações sobre remoção de veículos infratores;
- Objeto esquecido nos veículos táxi;
- Autorização de interdição total ou parcial de vias para: AIV eventos/ AIV obras;
- Sugestões, informações e reclamações sobre o Transporte Coletivo e o Trânsito;
- Autorização especial para estacionamento de veículo - AEEV;
- Autorização especial de trânsito – AETV;
- Cópia de auto de infração de trânsito.


Serviços estão temporariamente suspensos:

- Credencial de Estacionamento para Pessoa com Deficiência;
- Credencial de Estacionamento para Idosos;
- Fiscalização do uso indevido do cartão BHBUS BENEFÍCIO INCLUSÃO;
- Fiscalização do uso indevido do cartão BHBUS MASTER;
- Vistas de recurso à JARI.