Pular para o conteúdo principal

fuTURISMO - Pesquisa e Inovação Turística de Belo Horizonte

Prédio do complexo tecnológico BH.Tec
Qu4rto Studio/Acervo Belotur
criado em - atualizado em

O Programa de Pesquisa e Inovação turística tem por objetivo elaborar modelos para a mensuração dos impactos econômicos do setor, utilizando-se das seguintes ferramentas: pesquisa, tecnologia e processos de inovação. Estas contribuirão de forma eficaz para a solução das demandas do turismo e propiciarão o desenvolvimento sustentável da atividade no município de Belo Horizonte e dos setores correlatos.


Pesquisa e Inovação Turística de Belo Horizonte


Objetivo: Estruturar o plano de inovação do turismo de Belo Horizonte, em consonância ao Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente da Prefeitura de Belo Horizonte


Projetos:

 

- Seminários Temáticos de Turismo

A realização de eventos técnico-científicos pela Belotur tem como principal objetivo a disseminação de informações, experiências e boas práticas no turismo e atividades associadas. Discussões fundamentais para a ampliação do conhecimento. Sob essa perspectiva, os eventos temáticos organizados pela Belotur buscam estimular e promover o debate sobre as políticas públicas e as iniciativas de mercado voltadas para temas como: cidades e destinos turísticos inteligentes; gastronomia; turismo urbano; inovação e tendências no turismo.

 

Em 2018 o Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes foi realizado pela primeira vez e se consolidou através de sua execução consecutiva também em 2019 e 2020. Ao longo das edições o evento contou com palestras, painéis, workshops, cursos com a participação de painelistas especialistas nacionais e internacionais, mesclando ações presenciais e virtuais.

 

Clique aqui para mais informações sobre a 3ª edição do Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes

 

Outra ação ocorreu em 2020 com o lançamento do Encontros de Gastronomia de Belo Horizonte. Uma série composta por três transmissões virtuais dedicada a apresentação de projetos, práticas e conteúdos de interesse turístico e gastronômico da cidade de Belo Horizonte.

 

O conteúdo pode ser acessado nos seguintes links: 
Marca, branding e posicionamento 
Inovação para a retomada
As origens da gastronomia na cidade
 

- Laboratório de Inovação e Tecnologia do Turismo


O e-book ‘Laboratório de Inovação em Turismo - estudo de viabilidade’ foi desenvolvido a partir de uma parceria da Belotur com o mestrado e doutorado de Inovação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que, além de buscar os principais conceitos e práticas orientadoras, auxiliasse a empresa na definição das ferramentas, processos e formatos de como estruturar um laboratório de inovação em turismo. O estudo se tornou objeto de análise dos mestres e doutores, a partir da aproximação da Belotur com o ambiente acadêmico, e virou case para estruturar as bases da inovação dentro da Belotur em caráter sistemático e permanente, permitindo a expansão para o ambiente externo da organização. 
 

- Laboratório de Inovação em Turismo: Estudo de viabilidade

- Versão inglês - Tourism Innovation Lab - Feasibility Study - Belo Horizonte - Belotur

- Versão francês - Laboratoire D'innovation en Tourisme - Etude de Viabilité - Belo Horizonte - Belotur

 

- Hackatur – Desafios de Turismo e Inovação

Projeto que reúne estudantes, profissionais, startups, micro e pequenos empresários em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções para um ou vários desafios relacionados ao turismo. 

 

Outros objetivos do projeto incluem a união de esforços do poder público e da iniciativa privada para ampliar a competitividade de Belo Horizonte como destino turístico inteligente. Além de estimular o empreendedorismo e o ambiente de negócios na cidade, o Hackatur busca ainda posicionar e fortalecer o conceito de turismo urbano como um dos segmentos de destaque no município.

 

- Inova Gastronomia

Buscando tornar os pequenos negócios mais competitivos a Belotur realizou o Inova Gastronomia - um conjunto de ações voltadas para apoiar as micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar na interação com o ecossistema de inovação para auxiliar na recuperação econômica/remodelagem dos negócios, tão necessária frente às atuais transformações do mercado. Busca também a proposição de ações inovadoras para os modelos de negócios tradicionais por meio de parceria com instituições de ensino, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e/ou de processos para melhoria dos resultados das empresas.

 

Com o foco na melhoria na gestão de empreendimentos gastronômicos são ofertadas consultorias para micro e pequeno empresários em busca de qualificação, melhoria de gestão, inovação em processos, novas tecnologias e digitalização de forma ágil e direcionada especificamente para as demandas de cada um.

 

- Sustentabilidade e Inovação

Estruturação de ações que combinem sustentabilidade e inovação para integrarem o planejamento e execução dos projetos da Belotur e de impactos positivos para as atividades turísticas em Belo Horizonte. 

 

Um dos principais resultados dessa combinação pode ser conferido a partir dos testes aplicados através de uma parceria entre a Belotur e a UFMG, relacionados à tecnologia denominada P4Tree no Carnaval de Belo Horizonte, um dos maiores eventos urbanos da cidade. Depois de uma operação piloto no Carnaval de 2018, em que a tecnologia P4Tree foi aplicada nos banheiros químicos durante o período do evento para absorção do micronutriente fósforo (disponível no formato de fosfato) presente na urina e sua transformação em adubo, o projeto foi replicado também em 2019 e 2020. 

 

Clique aqui para saber mais sobre o projeto
 

 

Destaque - Relatório Global sobre Turismo Inteligente


Relatório Global sobre Turismo Inteligente em Cidades - Global Report on Smart Tourism in Cities  (edição 2019 - em inglês)

 

O Relatório Global sobre Turismo Inteligente em Cidades 2019 é uma publicação organizada pela WTCF - World Tourism Cities Federation, organização sediada na China. Belo Horizonte, como membro filiado à organização, participou dessa pesquisa voluntária onde foram coletados dados quantitativos e qualitativos sobre pontos chave que auxiliam na formação do turismo inteligente em cidades. Os dados das cidades participantes encontram-se sumarizados e apresentados no relatório compartilhado pela WTCF disponível para consulta no link acima.

 

Belo Horizonte Destino Turístico Inteligente


Apresentação Resultados - Belo Horizonte Destino Turístico Inteligente

Documento - Belo Horizonte Destino Turístico Inteligente