Pular para o conteúdo principal

Autoridades ligadas à Promoção da Igualdade Racial realizam palestra para plateia em auditório. Foto ilustrativa.
Foto: SMPS/PBH

PBH realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Municipal de Políticas Sociais (SMPS) e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), realiza, nos dias 28 e 29 de julho, a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
 

O evento, que marca os 19 anos da instituição das políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial na cidade será realizado no Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50, Praça da Estação, Centro), das 18h às 22h (sexta-feira), e das 9h às 14h (sábado). A palestra Magna da Conferência será realizada pelos estudiosos Benilda Brito e Rodrigo Ednilson.

 

Igualdade em BH

 

As políticas de igualdade racial em Belo Horizonte estão organizadas no âmbito da Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial (CPIR). Criada em 2002, a CPIR tem o objetivo de elaborar, propor e coordenar políticas públicas de promoção da igualdade racial que visem à superação das desigualdades sociorraciais, à eliminação da discriminação, ao combate ao racismo, à preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da comunidade negra e à sua plena inserção na vida social do município.
 

Segundo a coordenadora da Promoção da Igualdade Racial no município, Makota Kizandembu, promover a igualdade racial significa tornar as políticas públicas igualmente acessíveis a todos os grupos étnicos que compõem a sociedade. “A Conferência Municipal é um momento importantíssimo em que o cidadão, junto com o município, vem propor políticas que atendam e possam garantir que as demandas específicas sejam consideradas na formulação e execução dos programas e projetos de cada área”, explicou a coordenadora.
 

A IV Conferência é aberta à participação popular, bastando apenas inscrição prévia, na chegada ao evento.