Pular para o conteúdo principal

Passarinho pousa em galho no meio de mata verde durante o dia.
Foto: Eduardo Franco

Atividades diversas marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) promove, durante todo o mês de junho, atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, comemorada no dia 5 de junho, foi intitulada, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Estocolmo, em 1972.

 

Na segunda-feira, dia 5, das 10h às 17h, o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, participa de uma ação de cidadania, na Praça da Assembleia. A atividade, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), é aberta ao público e tem o objetivo de orientar os cidadãos sobre questões ambientais. A população poderá esclarecer dúvidas sobre licenciamento e autorizações ambientais como poda de árvores, movimentações de terras, coleta seletiva e controle de zoonoses de animais domésticos. Também haverá recolhimento de sucatas de equipamentos eletrônicos.

 

Na terça-feira, dia 6, o secretário Mário Werneck, recebe a consulesa do Japão no Brasil, Yukari Hamada, para a travessia do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Águas), no Barreiro. A atividade, que também é aberta ao público, acontece durante toda a manhã. A equipe vai plantar duas cerejeiras, árvore símbolo do Japão, dentro do Parque.

 

Eventos

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro de Extensão em Educação Ambiental realiza uma série de atividades gratuitas e abertas ao público com temas relacionados ao Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3246-0600 ou pessoalmente na sede da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Avenida Álvares Cabral, nº 217, Centro) das 9h às 17h. Os interessandos devem ser maior de 16 anos e apresentar o documento com foto.

 

Na segunda-feira, dia 5, das 8h às 12h, acontece a travessia no entorno da Serra do Curral. O tema da discussão é “A cidade que temos e a cidade que queremos: em busca da sustentabilidade”.

 

Na quinta-feira, dia 8, a SMMA oferece, na Sala Verde, a  palestra “Educação Ambiental Humanitária em bem-estar animal”.

 

Já na terça-feira, dia 13, das 8h às 14h, uma equipe realiza a travessia na Encosta das Serra da Moeda, em Belo Vale, na Região Central de Minas Gerais.

 

Na outra semana, dia 20 de junho, ocorre debate as “Águas do Onça”, que vai discutir a importância do córrego, um dos responsáveis pelo abastecimento de água de Belo Horizonte e toda Região Metropolitana da capital.

 

Na manhã do dia 26, uma visita orientada a cooperativa de materiais recicláveis também marca as atividades do dia Mundial do Meio Ambiente. No dia 27 pela manhã, a agenda é na Praça da Liberdade. O assunto é “Praça da Liberdade: legislação e ocupação”.

 

Já no dia 28, é a vez do “18º Intercâmbio Socioambiental: Encontro da Rede Ação Ambiental”. A atividade acontece durante a tarde no sítio Mairiporanga, na área rural de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.

 

Uma sessão de cinema comentado encerra as comemorações do Dia do Meio Ambiente. O Cine Ambiente em Foco do Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, nº 1.201, Centro), exibe o documentário “O Veneno Está na Mesa”, que trata do perigo de uso de agrotóxicos para a saúde.