Pular para o conteúdo principal

Aquário do Rio São Francisco

criado em - atualizado em

Avalie sua visita ao Aquário!

 

PREÇOS E HORÁRIOS

 

 

Inaugurado no dia 5 de março de 2010, o Aquário Bacia do Rio São Francisco, localizado dentro do Zoológico de BH, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério do Meio Ambiente. Ocupa uma área de aproximadamente 3000m², em dois pavimentos, e abriga 22 recintos (tanques) que, em seus variados tamanhos e formatos, contam com um total de mais de 1 milhão de litros de água.
 

Esses recintos foram ambientados de forma a representar o rio São Francisco, um dos mais importantes do país, propiciando as condições adequadas para manutenção de espécies sob cuidados humanos. A maior atração do complexo é o “Aquário São Francisco”, com capacidade para 450 mil litros de água e que representa um "braço" do Velho Chico (como é conhecido o Rio). Nele estão representados, de forma cenográfica, tanto a margem quanto o fundo do rio. A diversidade da vida também é representada através das relações complexas e dependentes da fauna, da flora e do homem.
 

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico”. Entre as mais de 50 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas.  Além das nativas, o visitante também poderá conhecer espécies exóticas como a carpa, a tilápia, o pacu-caranha e o tamboatá.
 

A infraestrutura é composta ainda por auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal e lojinha.

 

Funcionamento: terça a domingo, das 8h30 às 16h30 (entrada até às 16h).

 

Visita noturna - Projeto Uma Noite no Aquário

Em algumas datas do ano, no período noturno, o​​​​ Aquário do rio São Francisco fica aberto para os visitantes conhecerem algumas espécies de peixes do Rio São Francisco, os bastidores do Aquário e os trabalhos de conservação realizados. A atividade, que consiste em uma visita aos 22 tanques que compõem o aquário temático da Bacia do Rio São Francisco, representa uma oportunidade de ver o local com um olhar diferente e conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos. Entre eles, o destaque é o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil. Vale lembrar que a visita noturna tem acesso exclusivo pela Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha. Não há limite de vagas e não há necessidade de agendamento prévio.


 
Informações sobre datas podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-7286 ou pelo e-mail agendazoobotanica@pbh.gov.br.
Visita virtual

Não pode vir ao Aquário do Rio São Francisco ? Não tem problema. Você também pode conhecer este espaço de forma virtual, no Portal Minas Gerais. Confira!

 

*Material cedido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

 

Recomendações
A entrada de animais domésticos não é permitida nos espaços da Zoobotânica (Zoológico, Aquário e Jardim Botânico). Nos locais, também não é permitido realizar churrasco. 
É permitido o acesso de bicicletas nas unidades da Zoobotânica. 
Consulte preços de ingressos e horários de funcionamento aqui.  
Nenhum dos equipamentos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (inclusive parques) possui páginas oficiais em redes sociais, nem site exclusivo. Portanto, as informações sobre esses espaços devem ser obtidas diretamente no site da Prefeitura de Belo Horizonte e da própria Fundação.

 

 

visita nturna

 

 

vista noturna